Não compre um problema!

Um guia rápido para você entender as consequências de pagar barato demais em algo importante para sua empresa ou seu negócio.

Apesar de parecer algo simples e descomplicado, buscar no mercado a empresa que irá construir seu site ou, como preferimos chamar, a sua “identidade online”, pode se tornar uma tarefa árdua e até desgastante para àqueles que não possuem um entendimento ainda que básico sobre “como algumas coisas funcionam”. A jornada pode ser ainda pior se o foco dessa busca for para encontrar o mais barato ou o melhor preço.

É nessas horas que muitas empresas ou profissionais se esquecem de como é ruim quando seus próprios clientes chegam com esse mesmo objetivo: pagar o menor preço possível pelo seu serviço, mas ainda sim, esperar receber o melhor resultado. Na verdade, é justamente na hora de criar a identidade visual e online da empresa que você deve se lembrar disso:

“Talvez o orçamento mais barato esteja lhe vendendo um problema, não um site”.

Talvez você não saiba disso, mas muitos clientes que buscam desenvolver um site não é por que necessariamente não têm nenhum, mas sim, tiveram problemas com o anterior, ou seja: irão pagar novamente para ter algo que acreditavam que já tinham. Nessas horas é bastante frustrante e desgastante explicar para os clientes as causas para isso ter acontecido, afinal ninguém gosta de sentir que foi enganado, ou ainda, que cometeu um erro.

É com o objetivo de evitar o grande problema que tudo isso pode causar que escrevemos este artigo. Esperamos que ele possa guia-lo(a) para uma escolha mais sábia te orientando a levar em consideração todas as questões que podem envolver a sua presença online, para que você consiga ter a melhor experiência possível. Boa leitura!

As perguntas que você deve fazer ao cotar um Site para sua empresa ou seu negócio

Qual a sua experiência na criação de sites?

Assim como você jamais contrataria um estranho para realizar um serviço na sua casa ou escritório, da mesma forma você não deve contratar alguém sem qualquer reputação ou experiência naquilo que está se dispondo a te vender e entregar. O mercado online é cheio de armadilhas, mas você só irá cair na maioria delas se estiver distraído demais para perceber o óbvio!

Um Designer Gráfico por mais iniciante que seja, com certeza terá um nome bacana, uma marca pra si, um site bonito, e etc. Mas é claro, ele ou ela mexe exatamente com isso! Então o primeiro erro aqui é achar que qualquer um com uma apresentação bonita, será capaz de lhe entregar aquilo que você precisa (e está comprando).

É necessário ir mais afundo e buscar informar-se sobre o básico necessário para que alguém tenha a devida “autoridade” naquilo que está se propondo a fazer, por exemplo:

  • Trabalhos já realizados e entregues; Verificar vários trabalhos entregues irá ajudar a entender o grau de personalização de cada um e como cada projeto é tratado. Você não irá querer comprar uma cópia de alguém, certo?
  • Trabalhos entregues que continuam em funcionamento; Trabalhos entregues que ainda estão funcionando mostram o grau de estabilidade que o profissional pode entregar.
  • Outros serviços feitos para os mesmos Clientes; Quando o cliente se sente satisfeito com a entrega ele volta a comprar. Clientes fiéis com certeza são a melhor referência que um bom profissional pode ter.
  • Depoimentos e indicações; Clientes satisfeitos indicam – simples assim! E quando esses mesmos clientes se sentem à vontade para doar um depoimento e compartilhar suas experiências positivas, certamente é por que o resultado superou as expectativas!
  • Tempo de atuação; Sabemos o quanto é difícil empreender em nosso País. Todas as dificuldades diárias para manter um negócio funcionando. Isso quer dizer que poucas empresas ou profissionais resistirão ao tempo! E certamente àqueles que conseguem, estão de alguma forma no caminho certo. Siga-os!
  • Contrato de serviço; É claro que sempre esperamos que tudo dê certo, e que tudo que foi conversado (e pago) seja devidamente cumprido. Em outras palavras, sempre confiamos que tudo dará certo e que não seremos “sorteados” pela má sorte, não é mesmo? Mas… e se não for assim? É muito importante saber que você pode recorrer juridicamente se algo der errado, não acha?
  • Documentação Empresarial; Uma empresa legalizada pode oferecer mais segurança para sua empresa ou negócio. Sabemos bem que não deveria ser “opcional”, mas Nota Fiscal é também uma forma de transmitir segurança e confiabilidade.

Em qual linguagem ou plataforma de edição meu site será desenvolvido?

Existem diversas formas de construir um site: Inteligência Artificial, Site prontos, HTML, CSS, Auto hospedados, Wordppress, Joomla, etc. Justamente por essa variação enorme, você também vai encontrar todos os tipos de preços, que vão desde o “grátis” e o “faça você mesmo”, até os orçamentos milionários com desenvolvimentos em programação e altamente personalizados. A pergunta aqui que vai ser de maior ajuda e criar um divisor de águas é simples: O que você deseja ter?

Se você desejar um site com liberdade para atualizar, que seja fácil encontrar os profissionais que possam entender e trabalhar nele e, principalmente, que você realmente possa chamar de seu e levar pra onde quiser, então com certeza não poderá ser nem os mais baratos e muito menos os “grátis”. Geralmente os sites grátis, baixo custo ou até mesmo os auto hospedados, não lhe darão essa liberdade de “ir e vir” para onde e quando quiser. Também não irão atrair bons profissionais que se interessem em lhe ajudar a atualiza-lo. Cada vez que você precisar de algo, num curto prazo irá entender que infelizmente essas opções no mercado só servirão para que continuem te oferecendo um site (que até então você acreditava que tinha). Resumindo, um simples pedido de alteração de banner ou de dados, já serão suficientes para que você ouça: “Nesse tipo de modelo não mexemos. Não vale a pena. É necessário criar outro”.

Além do mais, Sites de baixo custo ou mesmo auto hospedados, não conseguirão “performar” no Google de forma a lhe trazer um bom resultado de busca, de anúncios e consequentemente, de visitas. Com tudo isso e por estas mesmas razões, o “grátis” ou “barato” pouco a pouco irá se tornando cada vez mais limitado e caro.

WordPress e Joomla são alguns dos CMS (Content Management System) mais utilizados no mercado e no mundo. São gerenciadores poderosos de conteúdos que conseguem trazer ótimos resultados e com certeza atingir amplos objetivos quando o assunto é Identidade Digital. Atualmente, mais de 40% de todos sites existentes no mundo são criados e mantidos por estes sistemas, garantindo estabilidade e muita praticidade à todos usuários, sejam clientes ou desenvolvedores. São ótimas opções de custo benefício se desenvolvidos da forma correta, numa boa hospedagem e respeitando as devidas atualizações.

Da mesma forma temos os projetos altamente personalizados e desenvolvidos por Programadores profissionais. Geralmente são projetos com um maior grau de complexidade e que exigem uma integração mais avançada com os sistemas de gerenciamento interno da empresa, ou ainda, com a necessidade de alguma aplicação específica. Aqui já estamos falando do que há de mais moderno e de alto investimento.

É importante entender que todas opções são possíveis e podem ser utilizadas, desde que você tenha consciência daquilo que está adquirindo. Existem centenas de perfis de clientes no mercado, qual é o seu? Precisa de um site institucional que funcione bem, lhe traga resultados e você é do tipo que não gosta de se estressar e prefere ter alguém que cuide com profissionalismo e garanta o funcionamento do seu site? Com certeza seu projeto não será feito por alguém “mais barato” e menos ainda “grátis”, mas também não precisará ser algo com um investimento tão alto, que exija um programador!

Onde meu site será hospedado?

Eis aqui algo que a grande maioria dos clientes sequer sabe que existe e muito menos como escolher ou contratar. Da mesma forma que o terreno é tão importante quanto a casa, o servidor de hospedagem é tão importante quanto o próprio site!

O servidor de hospedagem é onde ficará não apenas seu site, mas também seu dados e seus e-mails. É ele que será acessado toda vez que alguém digital o “nomedasuaempresa.com.br”. Muitas vezes quando você contrata alguém que não possui um bom conhecimento sobre o assunto ou ainda, não detêm as informações a respeito da importância relacionada ao assunto, o que pode acontecer é que seu site será hospedado em algum servidor de baixo custo, compartilhado e vulnerável (em alguma parte do planeta).

Isso pode trazer tantos problemas que no fim das contas você pode acabar desejando nunca ter pago ou feito um site com “àquele profissional”.

Uma hospedagem compartilhada de baixo custo não irá lhe oferecer um bom suporte. Isso já vai fazer com que cada vez que você precisar de algo, terá de abrir um chamado e esperar… e pode levar dias!

Uma outra verdade é que provavelmente haverá tantos sites no mesmo servidor, que a lentidão para acessar o seu provavelmente irá consumir toda a paciência do seu cliente. No fim ele vai desistir e partir pra outro (e vai culpar sua empresa!)

Infelizmente os problemas não param por aqui. Ainda há riscos de acesso indevido, hacker, golpes, e-mails sumindo, site fora do ar, etc, etc, etc… Acredite, tudo isso pode causar muitos transtornos.

É muito importante entender as diferenças entre os servidores e os serviços que cada um oferece. Melhor ainda, é ter um profissional que cuide dessa parte e entregue à você uma solução completa, deixando você e seu negócio focados naquilo que de fato precisam: crescer!

Meu site será responsivo?

Hoje, quase 80% da audiência na internet navega pelos smartphones. Com base nisso, se o seu site for projetado para só ficar lindo na tela do computador, significa que 80% dos seus possíveis clientes não o verão e nem conhecerão sua empresa!

Além disso, um desenvolvimento bem feito e pensado na responsividade, ajuda seu site abrir rápido e de forma compatível em todas telas, inclusive economizando os dados móveis dos seus clientes, dando a todos a possibilidade e oportunidade de conhecer sua empresa, marca e negócio, onde quer que estejam.

Um site bem desenvolvido deverá ser bem enquadrado e possível de ser acessado em múltiplas telas: televisores, tablets, celulares, smartphones, etc.

Mais atenção do que sorte!

Se você levar em consideração todas informações que disponibilizamos aqui e dedicar sua atenção nestes pontos importantes, certamente não irá precisar contar com a sorte para encontrar um desenvolvedor que desenvolva com qualidade o seu projeto.

Lembre-se: não é apenas um site simples; É a sua marca e a sua identidade online, disponível 24hs para milhares de novos e atuais clientes.

Esteja certo de investir numa solução, que irá lhe garantir ainda mais sucesso nos seus negócios e sustentabilidade para sua empresa. Se for preciso, parcele, financie, divida o projeto em etapas – tudo isso é possível! O importante que você se sinta seguro(a) com a empresa e com o desenvolvimento, e acima de tudo, sinta-se verdadeiramente atendido com a importância que você e o seu projeto merecem!

ENTRAR

Não possui conta?

Olá, vamos conversar?

Escolha seu atendimento:

Picture of Soph-IA

Soph-IA

Atendimento Virtual

Fale agora
Picture of Francisco

Francisco

Atendimento e Suporte

Fale agora
Picture of Agenda

Agenda

Escolha sua data e horário

Agendar

Desenvolvido por Agência AlquimistA